23 de Julho de 2014
Fonte: Governo de Valença
Ecoarte – O talento em defesa do meio ambiente é o projeto que a secretaria do Meio Ambiente de Valença, com a participação da secretaria municipal da Educação e apoio do Conselho do Meio Ambiente – Codema, vem desenvolvendo como parte das políticas públicas praticadas pelo município em favor da educação ambiental. A ação é inovadora. e visa incentivar e despertar de forma criativa, um novo olhar da população para as questões socioambientais. Leva em conta a condição de a arte, por sua ampla variedade de linguagens e aplicações, poder ajudar na formação de novos conceitos, possibilitando uma reestruturação dos contatos entre o homem e o meio. Diferenciado, portanto, na sua estratégia de construir e disseminar o saber ecológico, o projeto é pautado em apresentações de filmes na cidade e na zona rural, palestras, saraus e concurso de artes visuais envolvendo alunos das escolas públicas de Valença.
O Ecoarte, conforme apontam seus realizadores, tem o sentido de educar para cuidar, fazendo com que as pessoas preservem o que lhe pertence e entendam que tudo o que se faz gera um impacto, positivo ou negativo, no meio ambiente. Na programação, espaços de debate sobre os problemas socioambientais da cidade refletindo como eles se relacionam com o todo, não apenas em datas específicas e comemorativas. O objetivo geral da ação é despertar a sensibilidade e a consciência ambiental dos diversos segmentos da sociedade valenciana, através da arte na prática da educação ambiental, para o acesso e a troca de informações visando sustentabilidade. No público alvo alunos de ensino médio e fundamental, técnicos de instituições, comerciantes e empresários, agentes comunitários saúde, população da cidade e do campo, professores das escolas públicas do município.
Consta da programação, que ocorrerá ao longo do segundo semestre deste ano, o concurso áudio visual “O meio ambiente em tela! ” com o objetivo de levar os alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas de Valença para a criatividade, através da sua visão de mundo e de como enxergam e entendem o meio ambiente. O concurso terá dois formatos: apresentação de filmes de curta metragem e apresentação de pintura em tela. Na zona rural, o cinema vai proporcionar ao público local a experiência de assistir filmes com temas relacionados às questões sócio-ambientais e do seu cotidiano.
O Ecoarte vai trazer ainda várias palestras. O objetivo é contribuir para reflexão e disseminação de conceitos relacionados ao meio ambiente, com abordagens e discussões das questões ambientais de formas crítica e holística.
A culminância do projeto acontecerá na Praça da República, onde serão apresentados e premiados os vencedores dos concursos. Por fim acontece o Sarau Ambiental, comemorativo aos 25 anos do CODEMA. Mais abordagens sobre as questões ambientais devem reunir grupos de manifestações artísticas, conselheiros da região, estudantes, funcionários públicos, associações de bairro, comerciantes e o Ministério Público.
Nenhum comentário:
Postar um comentário