ASCOM DO MCTI - REVISTA GESTÃO UNIVERSITÁRIA - 02/04/2014 - BELO HORIZONTE, MG
Com a inauguração do núcleo do Hospital de Messejana (HMS), em Fortaleza, a Rede Universitária de Telemedicina (Rute) passa a ter 92 núcleos em plena operação em hospitais universitários e de ensino, em todos os estados do Brasil.
A Rute é coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e integrada ao programa Telessaúde Brasil Redes. Lançada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com apoio da Finep/MCTI e coordenação da RNP , a iniciativa já é considerada uma das maiores do mundo e, em 2012, recebeu a qualificação de melhor prática em telemedicina na América Latina e Caribe, pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em conjunto com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e a Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal).
Em 2006, quando foi implantada, a Rute abrangia 19 instituições pelo país. A iniciativa, que integra e conecta hospitais públicos universitários e de ensino, dava seus primeiros passos, com a criação de núcleos de telemedicina e telessaúde, em prol do desenvolvimento da educação e da pesquisa em saúde no país. Hoje, está presente em mais de 150 locais e, até o final de 2014, serão implantados outros 17 núcleos, alcançando o total de 108 em funcionamento.
Em 2013, a Rute realizou uma ação inédita no Brasil: a transmissão de quatro cirurgias em 4K (resolução quatro vezes superior à full HD), em tempo real e de forma simultânea, diretamente do Brasil para os Estados Unidos, a partir de quatro núcleos. Para 2014, já estão sendo planejadas duas novas transmissões de cirurgias em eventos de larga escala.
Inauguração
A inauguração do núcleo na capital cearense, no dia 26 de março, teve a presença do diretor-geral do Hospital de Messejana, Ernani Ximenes, e do coordenador nacional da Rute, Luiz Ary Messina, que participou por videoconferência, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
Nenhum comentário:
Postar um comentário