PESQUISA

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Ministro da Educação garante escolas em tempo integral e creches para Rio Branco

 


Três projetos técnicos da prefeitura devem ser apresentados já em fevereiro ao Governo Federal para liberação dos recursos Fonte: A Gazeta (AC)
30 de janeiro de 2013



O encontro entre o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, nesta terça- feira em Brasília, rendeu bons resultados. A Capital vai ganhar novas Escolas, incluindo as de tempo integral, e Creches. Os três projetos técnicos da prefeitura devem ser apresentados já em fevereiro ao Ministério da Educação e Cultura - MEC, para liberação dos recursos.
O fortalecimento do Ensino básico é defendido por Marcus Alexandre desde a campanha e faz parte do seu Plano de Governo. O primeiro passo, de acordo com ele é o funcionamento das Escolas de tempo integral, que garantem maior aprendizado para os estudantes. Por isso o prefeito comemora o apoio do ministro para a cria-ção das seis Escolas que vão abrigar os Alunos durante todo o dia, como a Escola Municipal Francisco Oiticica, no bairro Bahia Velha, que já funciona em tempo integral.
Outro projeto é o de recuperação de sete Escolas e recursos para a compra de mobiliário e equipamentos, no valor de R$ 11 milhões.
E para a Cidade do Povo, que vai contar com mais de 10 mil casas, a prefeitura vai construir oito Creches e pré Escolas, sendo que duas já serão construídas esse ano. As Creches serão do tipo B, um novo tipo de projeto arquitetônico do Ministério da Educação, que tem capacidade de atendimento para 240 crianças com até cinco anos de idade, em dois turnos. Compreende oito salas pedagógicas, sala de informática, secretaria, pátio coberto, cozinha, refeitório, sanitário e fraldário, entre outros ambientes.
De acordo com o MEC, as Escolas construídas ou reformadas devem garantir condições de acessibilidade, com adequações que permitam o acesso e pleno atendimento a crianças com deficiência. Entre os itens indispensáveis estão à sinalização de entradas e saídas de todos os ambientes Escolares, de acordo com orientações da Norma NBR 9050 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Participaram da reunião com o prefeito Marcus Alexandre e o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o ex-governador do Acre, Binho Marques, que atualmente responde pela Secretaria Nacional de Articulação com os Sistemas de Ensino do MEC, o Secretário Nacional de Educação básica, Romeu Caputo, o coordenador do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, José Carlos Freitas, o senador Aníbal Diniz, o deputado federal Taumaturgo Lima e a secretária de planejamento, Janete Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário