PESQUISA

domingo, 8 de julho de 2012

Estudantes aceitam proposta da UnB e desocupam gabinete de reitor
Do G1 DF - G1 Globo.com - 08/07/2012 - Rio de Janeiro, RJ

Os estudantes que ocuparam o gabinete do reitor da Universidade de Brasília (UnB), na última terça-feira (3), deixaram o prédio da reitoria na tarde deste sábado (7). O Diretório Central dos Estudantes (DCE) considerou que a proposta do Decanato de Assuntos Comunitários atendeu às reivindicações do movimento estudantil.

Em reunião na noite da última quinta-feira (5), a universidade se comprometeu em incluir na pauta da próxima reunião da Câmara de Assuntos Comunitários, que será realizada no final de julho, o debate sobre as mudanças na assistência estudantil.

O movimento reivindica principalmente o fim da contrapartida exigida aos alunos que recebem bolsa. “Para um estudante de baixa renda ter direito a uma bolsa no valor de R$ 465, ele precisa trabalhar 12 horas semanais na instituição em projetos de pesquisa e extensão”, disse o coordenador-geral do DCE-UnB, Otávio Torres.

O grupo quer que a UnB mantenha o benefício avaliando apenas o rendimento escolar do estudante. Torres informou ainda que se a pauta for aprovada pela Câmara de Assuntos Comunitários, ela ainda terá que ser analisada pelo Conselho de Administração e pelo Conselho Superior.

A decana de Assuntos Comunitários, Carolina Cássia, informou que as reivindicações precisam ser amplamente discutidas. “A universidade está em greve, que já paralisa muitas coisas, os andamentos mínimos que a gente tem que dar. A greve atrapalha muito as agendas e fluxos de processo”, diz.

O movimento estudantil aguarda ainda uma resposta da UnB sobre o auxílio-moradia para um número maior de alunos e que seja feito o pagamento de indenização aos estudantes pelo fechamento do Restaurante Universitário (RU). Além disso, os estudantes querem que a universidade negocie com o DFTrans para garantir o passe estudantil durante a greve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário