PESQUISA

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Escolas de Araxá, MG, investem em alternativas para educar
Do G1 Triângulo Mineiro - G1 Globo.com - 28/06/2012 - Rio de Janeiro, RJ

Atrair a atenção dos alunos se tornou um desafio para os professores nos dias em que a informação caminha rapidamente. Uma realidade que faz as escolas buscarem alternativas para diversificar a maneira de ensinar. Em Araxá, no Alto Paranaíba, o aprendizado tem vindo de formas curiosas, por meio da música, da robótica e até do clima.

Para atrair o interesse dos alunos foi montada uma mini-estação climatológica que funciona no pátio de escola da cidade. E independente da temperatura, o interesse dos alunos só tem aumentado. “Tem ajudado muito nas aulas de Geografia, estamos aprendendo mais`, disse a aluna Ana Luiza Ferreira.
Na prática, o conteúdo é o mesmo ensinado há anos nas salas de aula. As adaptações são uma forma de fazer com que ele fique mais interessante para jovens que têm um amplo acesso à informação. E tem dado certo. “É fato que quando os alunos estão envolvidos no projeto eles começam a ter um entendimento melhor nas matérias. E usamos isso no dia a dia. Temos localização geográfica, altitude e longitude que são matérias que eles estão estudando, podemos transformar isso em gráficos e dados estatísticos, que é o que eles estão estudando em Matemática`, explicou o professor de Matemática, Alírio Santos.

Dezenas de peças em cima da mesa com robôs ajudando na educação já são uma realidade em outra escola do município. Mas nada de moleza para os alunos. Eles têm que montar e programar cada um. `Gosto muito porque a gente aprende a fazer coisas que antes não fazíamos. A gente compreende melhor o que estamos estudando através da robótica`, enfatizou a aluna Giovana Barreto.

Cerca de 100 robôs podem ser montados e estão disponíveis para as aulas que não são nem de Robótica, nem de Matemática, nem de Ciências. `Enquanto os alunos pensam na produção dos robôs, nós da escola estamos pensando mais nos relacionamentos entre eles, na convivência entre eles. São atitudes que eles vão incorporando e vão usando no dia a dia. São resultados positivos`, acrescentou o professor Marcos Antônio Bastos Bonfim.

Em outra escola já existem novos talentos. O entusiasmo com a música começou nas aulas de inglês. Consequência de um trabalho que foi além da tradicional análise das letras dos hits do momento. Segundo a professora Maria de Fátima Milagres, cada um escolheu a música que mais gosta e a partir daí eles criaram cinco exercícios usando o que foi aprendido na sala de aula.

Com tantas técnicas mostrando resultados positivos, os alunos merecem nota 10, para a música, para a pronúncia, para o aprendizado. `É muito bom, estamos aprendendo mais porque na sala aprendemos a escrever, cantando a gente aprende a falar e saindo um pouco de dentro da sala e nos divertimos também`, finalizou a estudante Victória Ordones.

Nenhum comentário:

Postar um comentário