PESQUISA

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Violência nas escolas assusta pais e estudantes no Pará
Do G1 PA, com informações da TV Liberal - G1 Globo.com - 31/05/2012 - São Paulo, SP

A diretora de uma escola localizada no bairro dos 40 Horas, no município de Ananindeua (PA), Região Metropolitana de Belém, pediu ajuda a polícia para lidar com as ameaças que professores e alunos da Escola Municipal Raimundo Pinto têm sofrido. Em Belém, a briga de duas jovens dentro da Escola Deodoro de Mendonça foi registrada com um celular.

`Eles querem deixar a comunidade numa situação de refém. Seria bom que os pais trouxessem e viessem buscar os filhos no colégio`, a orientação é da diretora Telma Maria do Nascimento, responsável pelo colégio de Ananindeua.

Segundo alunos que preferem não se identificar, a causa das ameaças seria um desentendimento amoroso. `O que estão dizendo é que a menina da tarde estava namorando com o menino da manhã e um menino da tarde bateu nela e o namorado dela do (bairro do ) Paar mandou invadir o colégio`, resumem os alunos.

Os pais souberam da situação pelos filhos e se reuniram com a direção do colégio na manhã desta quarta-feira (30) para discutir a situação, mas a solução parece distante.

`A gente tira os meninos de casa, traz para o colégio, achando que estão em segurança e na verdade estão sendo ameaçados por bandidos`, desabafa uma das mães de alunos.

Alguns já estão pensando em tentar transferir os filhos. `Eu não tô mais seguro com a minha filha ai dentro. Inclusive falei para ela (a diretora) na reunião que eu vou tirar minha filha de lá`, contou um dos pais que prefere não ser identificado.

`A diretora já procurou a seccional, a secretaria de educação e o que eles dizem que podem fazer é colocar somente uma ronda. E a gente precisa de segurança dentro da escola. A violência não está fora, está dentro da escola`, afirma outra mãe. `Onde vamos chegar? O que as autoridades estão esperando? Acontecer uma tragédia?`, completou outra mulher.

A Secretaria Municipal de Educação de Ananindeua disse que já tomou todas as providências necessárias para garantir a segurança dentro e no entorno da escola. Viaturas da Polícia Militar e da Guarda Municipal fazem rondas no bairro e o telefone 8886.1074 está disponível para receber as denúncias da comunidade.

Em Belém, na Escola Estadual Deodoro de Mendonça, imagens feita com um celular flagraram duas alunas que discutiram e depois se agrediram por pelo menos um minuto. Outros estudantes viram a briga e até incentivaram a desavença. Um funcionário separou as duas estudantes, que foram suspensas por dois dias.

Um dos alunos que presenciou a briga diz que elas são rotineiras. `Desde o começo do ano já houve várias brigas. Alunos levam luvas para se debaterem lá em cima. Continuamente facas aparecem por lá. Nunca teve um pulso firme de direção para evitar este tipo de comportamento`, conta o aluno, que também prefere não se identificar.

Secretaria Estadual de Educação (Seduc) diz que a escola desenvolve atividades pedagógicas para combater a violência escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário