01 de março de 2012
Novo sistema de pré-inscrição on line usado na rede estadual de ensino evita constrangimento da espera por matrículas
Fonte: Diário de Natal (RN)
Começa hoje o ano letivo da rede municipal e estadual do Rio Grande do Norte. No Estado, as aulas serão iniciadas em 698 Escolas nas 16 regionais, ainda sem a presença dos 2.900 profissionais concursados que serão convocados e contratados para amenizar o déficit de professor em sala de aula. A Seec ainda não tem o número exato de alunos que frequentarão as aulas porque as matrículas para novatos prosseguem até hoje. Apesar do início das aulas, os professores da rede municipal votam amanhã um indicativo de greve, enquanto na rede estadual, o indicativo foi adiado para o dia 14.
Este ano, a novidade foi a pré-inscrição on line nas 29 Escolas com maior demanda de matrículas Escolares. A coordenadora das regionais da Seec considerou um sucesso a inscrição prévia pela Internet para os alunos do ensino médio, evitando as tradicionais filas e constrangimentos para quem não conseguia vaga. No dia 17 saiu a primeira lista dos alunos pré-selecionados e hoje sai asegunda lista com as vagas remanescentes, para que os alunos interessados se matriculem no site ou diretamente nas Escolas. Elisabeth Jácome disse que a política do governo é de "assegurar" matrículas para todos os alunos do ensino médio, como é o caso daqueles que são oriundos do ensino fundamental, que é de responsabilidade dos municípios.
Da relação das 29 Escolas com maior demanda, duas são conveniadas com a Aeronáutica e Marinha, respectivamente a Escola Estadual Santos Dumont, em Parnamirim, e a Escola Estadual Newton Braga, no Alecrim, em Natal. Nessas Escolas, que têm 50% das vagas reservadas para filhos de militares, há uma enorme concorrência por uma vaga. As pessoas dormiam na fila e havia casos até de venda de lugares. Com a inscrição on line esses problemas acabaram. A reserva da vaga podia ser feita pelo link de seleção de matrícula de novatos, disponibilizado do portal do Governo do Estado.
Segundo Elizabeth Jácome, a inscrição on line foi apenas uma prévia para implantação do SIGA Eduque, umatecnologia adquirida pela Seec junto à UFRN (Sistema de Gestão Acadêmica - Siga A), em parceria com o governo federal que deverá modernizar todo o sistema de informatização da Educação no estado, alcançando os 310 mil alunos de quase 700 Escolas, além de 28 mil professores ativos e não ativos.
"No próximo ano, todas as Escolas serão informatizadas com o SIGA Eduque. Já estamos trabalhando com as estruturas e adequando à nossa realidade. Mas a princípio será implantado na sede da Seec, começando pelo cadastramento de todos os profissionais da Secretaria e das Direds e depois será implantado gradativamente nas Escolas, disponibilizando, por exemplo, ferramentas essenciais para o professor, aluno e servidores como diário de classe, matrícula, projeto político pedagógico, planejamento, etc", explica Elizabeth.
CONVOCAÇÃO
Como somente esta semana é que houve a finalização de todo processo de seleção, a regularização desses profissionais ainda deve demorar de um a dois meses até serem nomeados. De acordo com a Coordenadora das Regionais de Educação (CORE), Elizabeth Jácome, enquanto os novos profissionais não chegam às salas de aula, a secretaria vai trabalhar com suplementação de horas limitadas a 10h por professor, além dos contratos temporários que continuam normalmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário