TENDÊNCIAS/DEBATES
29/01/2011
O Estado de São Paulo deve abandonar a progressão continuada?
SIM
"Exclusão postergada" dos alunos
MARIA IZABEL AZEVEDO NORONHA
"Exclusão postergada" dos alunos
MARIA IZABEL AZEVEDO NORONHA
A Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) e outras entidades vêm há muito denunciando que a chamada progressão continuada na rede estadual de ensino de São Paulo se configura como uma "aprovação automática" dos estudantes, sucessivamente remetidos às series seguintes no ensino fundamental ainda que não tenham adquirido os conteúdos previstos em cada uma de suas etapas.
Por que, afinal, é tão importante que se discuta
a questão da progressão continuada? A função primordial da escola é formar
cidadãos, não apenas pela transmissão do conhecimento acumulado mas também pela
produção coletiva de novos conhecimentos.
É tarefa central dos educadores articular
coletivamente um projeto educacional de concepção humanista, comprometido com a
escolarização de todos com qualidade.
A defesa de uma escola sem exclusão social, que
garanta o acesso e a permanência de todos os alunos, é premissa necessária para
os que lutam pela educação inclusiva -sob todos os aspectos- e de qualidade em
nosso país.
A Constituição brasileira assegura a educação como um direito de todos. Ela é requisito fundamental para a construção de uma nação independente e desenvolvida, não só do ponto de vista econômico, mas social, político e cultural.
Se o objetivo é a inclusão social e a aprendizagem
dos alunos, e não apenas atribuir-lhes uma nota, muitas vezes levando-os à
reprovações e ao abandono da escola, a simples abolição de qualquer avaliação
tampouco contribui para a formação dos estudantes.
Da forma como foi implementada, a progressão continuada
em São Paulo concretizou, na verdade, a "exclusão postergada" dos
alunos, que terão menos chance na vida e no mundo do trabalho.
A vida real não aboliu as avaliações; a
"aprovação automática" cria, assim, uma realidade não verdadeira para
o aluno. Na acepção correta da progressão continuada, a avaliação deve ser
contínua, diagnóstica e cumulativa, propiciando sempre a percepção, pelo
educador e pelo próprio educando, do estágio da aprendizagem, suas
dificuldades, suas deficiências, subsidiando o replanejamento do trabalho do
professor e a organização dos estudo do aluno.
A progressão continuada não pode ser imposta. Para que seja de fato implantada há que se pensar em um processo de envolvimento de pais, alunos e educadores.
Exige professores motivados, bem remunerados, integrantes de carreira justa e atraente. Além disso, precisa de correta relação professor/aluno, não de salas superlotadas como nas escolas estaduais.
Necessita ainda de um programa de formação
continuada dos professores no próprio local de trabalho, com jornada e salários
que lhes permitam se dedicar a uma única unidade escolar. Não acontecerá sem
gestão democrática em que todos os segmentos da comunidade sejam formuladores e
gestores do projeto político-pedagógico.
A escola, para a criança e para o jovem, é uma passagem, mas essa passagem não pode terminar em branco; tem que resultar na aquisição de conhecimentos.
É imperativo que a Secretaria da Educação apresente à sociedade uma proposta de como assegurar aos alunos das escolas estaduais o direito que todos têm à aquisição do conhecimento historicamente acumulado e à participação na produção de novos conhecimentos. E um projeto que inclua aquelas crianças e jovens prejudicados pela "aprovação automática".
MARIA IZABEL AZEVEDO
NORONHA, professora efetiva de língua
portuguesa na rede estadual de ensino de São Paulo, é presidente da Apeoesp
-Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo e membro do
Conselho Nacional de Educação.
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