25/01/2011
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff2501201136.htm
LUIZA BANDEIRA
DE SÃO PAULO
O governo do Ceará está montando academias de ginástica em escolas de ensino médio que não contam com quadras poliesportivas.
LUIZA BANDEIRA
DE SÃO PAULO
O governo do Ceará está montando academias de ginástica em escolas de ensino médio que não contam com quadras poliesportivas.
Segundo a Secretaria da Educação do Estado, o projeto
está sendo testado em 62 escolas públicas. Se der certo, pode ser levado a
outros colégios estaduais -inclusive aqueles que têm quadra.
As escolas foram reformadas para receber as
academias, equipadas com esteiras, bicicletas ergométricas e aparelhos de
musculação.
O investimento foi de R$ 1,5 milhão, segundo
Myrvia Muniz, da Coordenadoria de Desenvolvimento da Escola.
Segundo Muniz, o objetivo do projeto é oferecer
aos professores um local mais adequado para suas aulas.
A academia não deve substituir, porém, as aulas
de esportes tradicionais, como futebol e vôlei. Elas continuarão ocorrendo,
segundo ela, nos mesmos locais de antes: quadras e praças do bairro, ou no
pátio da escola.
Para o professor de educação física da Uece
(Universidade Estadual do Ceará) Ricardo Catunda, o projeto seria interessante
se fossem oferecidos também outros equipamentos, como a quadra poliesportiva.
Catunda discorda do modo como, segundo ele, o governo tenta "minimizar a situação esdrúxula de o professor ter que negociar sua aula com o bairro, com a comunidade".
Catunda discorda do modo como, segundo ele, o governo tenta "minimizar a situação esdrúxula de o professor ter que negociar sua aula com o bairro, com a comunidade".
O projeto também é criticado por priorizar atividades individuais. "As atividades em grupo propiciam a interação", diz Maria Márcia Malavasi, coordenadora do curso de pedagogia da Unicamp.
Já o presidente do Conselho Federal de Educação Física, Jorge Steinhilber, acredita que toda a oportunidade de praticar atividades físicas é importante, pois afasta os alunos do sedentarismo.
"Cada escola tem uma realidade. Eles encontraram uma alternativa", diz.
Segundo a Secretaria de Educação, optou-se pela academia porque as escolas não têm espaço para quadras.
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