PESQUISA

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Ceará monta academias em escolas sem quadra esportiva
25/01/2011

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff2501201136.htm
LUIZA BANDEIRA
DE SÃO PAULO 

O governo do Ceará está montando academias de ginástica em escolas de ensino médio que não contam com quadras poliesportivas.


Segundo a Secretaria da Educação do Estado, o projeto está sendo testado em 62 escolas públicas. Se der certo, pode ser levado a outros colégios estaduais -inclusive aqueles que têm quadra.

As escolas foram reformadas para receber as academias, equipadas com esteiras, bicicletas ergométricas e aparelhos de musculação.

O investimento foi de R$ 1,5 milhão, segundo Myrvia Muniz, da Coordenadoria de Desenvolvimento da Escola.


Segundo Muniz, o objetivo do projeto é oferecer aos professores um local mais adequado para suas aulas.


A academia não deve substituir, porém, as aulas de esportes tradicionais, como futebol e vôlei. Elas continuarão ocorrendo, segundo ela, nos mesmos locais de antes: quadras e praças do bairro, ou no pátio da escola.


Para o professor de educação física da Uece (Universidade Estadual do Ceará) Ricardo Catunda, o projeto seria interessante se fossem oferecidos também outros equipamentos, como a quadra poliesportiva.

Catunda discorda do modo como, segundo ele, o governo tenta "minimizar a situação esdrúxula de o professor ter que negociar sua aula com o bairro, com a comunidade".

O projeto também é criticado por priorizar atividades individuais. "As atividades em grupo propiciam a interação", diz Maria Márcia Malavasi, coordenadora do curso de pedagogia da Unicamp.

Já o presidente do Conselho Federal de Educação Física, Jorge Steinhilber, acredita que toda a oportunidade de praticar atividades físicas é importante, pois afasta os alunos do sedentarismo.

"Cada escola tem uma realidade. Eles encontraram uma alternativa", diz.


Segundo a Secretaria de Educação, optou-se pela academia porque as escolas não têm espaço para quadras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário