PESQUISA

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Maioria dos alunos deve ficar na fila da creche
29/11/2010
Adriana Ferraz e Fernanda Barbosa
do Agora

 
Quatro em cada cinco crianças que esperam hoje por vaga devem continuar fora da creche em 2011. Apesar de ousado, o planejamento municipal de criar 25 mil novas vagas em creches no próximo ano é suficiente para atender apenas 20% da fila atual --são 125 mil crianças à espera de matrícula. O prefeito Gilberto Kassab (DEM) prometeu zerar a fila até o final de seu mandato, em 2012.
A meta, de acordo com a Secretaria Municipal da Educação, será buscada por meio da construção de unidades próprias e de novas parcerias com entidades sociais. Ambos os modelos já são utilizados pela pasta e proporcionaram, neste ano, 8.466 novas vagas. Ou seja, o total anunciado pelo município significa que será preciso triplicar o ritmo adotado hoje.
Desde 2008, quando a prefeitura conseguiu aumentar em 23.598 o número de matrículas na rede pública, o tempo de espera de quem mantém cadastro na rede tem aumentado. Quem entra na fila já sabe que a luta não será fácil. Em algumas regiões, a criança completa três anos e continua fora da creche.

Nenhum comentário:

Postar um comentário