19 de março de 2010
A poucos dias de anunciar sua pré-candidatura à Presidência, o
governador de São Paulo, José Serra (PSDB), classificou o movimento grevista de
professores paulistas como "marketing para a imprensa noticiar"
Fonte: Terra
A poucos dias de anunciar sua pré-candidatura à Presidência, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), classificou o movimento grevista de professores paulistas como "marketing para a imprensa noticiar".
Perguntado por jornalistas se considerava o movimento eleitoreiro, Serra respondeu simplesmente: "Vocês são suficientemente inteligentes e observadores para tirar suas próprias conclusões."
A Justiça negou na quinta-feira, 18 de março, o pedido do Ministério Público do Estado para proibir o ato de professores na avenida Paulista nesta sexta-feira, às 14h. O MPE alegava que a manifestação causará transtornos à circulação de pessoas na região, impedindo o direito de ir e vir. Na semana passada, cerca de 12 mil docentes se reuniram no vão livre do Masp e foram em passeata até a Praça da República, prejudicando o trânsito no centro.
De acordo com o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial de São Paulo (Apeoesp), o movimento "busca reforçar a luta da categoria pelo atendimento das reivindicações na defesa da dignidade profissional". Os professores estão em greve desde o dia 8 de março. Segundo o governo, apenas 1% da categoria aderiu à paralisação. Já o sindicato alega que mais de 60% dos docentes estão parados.
Entre as principais revindicações estão o reajuste salarial de 34,3%; incorporação de todas as gratificações, extensiva aos aposentados; plano de carreira; garantia de emprego; fim de avaliações para temporários; e realização de concursos públicos para a efetivação dos docentes.
A rede de São Paulo conta com mais de 220 mil professores e 5 milhões de alunos. Segundo a Apeoesp, os professores que compõem o comando de greve estão visitando as escolas para conversar com pais, alunos e professores, explicando o porquê da paralisação.
Com informações da Reuters
Nenhum comentário:
Postar um comentário