PESQUISA

sábado, 11 de outubro de 2014

Quanto mais, melhor

11 de outubro de 2014
Atendimento à Educação Infantil em Goiânia (GO) segue em ampliação. Investimento da Prefeitura na construção e adequação das novas instituições ultrapassa os R$ 2,5 milhões

Fonte: Tribuna do Planalto (GO)

Oferecer vagas suficientes em creches e pré-escolas é um dos principais gargalos da educação brasileira. Gestores de todo o país têm pela frente um grande desafio, que se torna ainda mais urgente devido à importância desse nível de ensino.
Goiânia é apontada por muitos como exemplo de qualidade nesta etapa da educação básica, tanto pela excelência do serviço, que é realizado em período integral (que inclui cinco refeições, cuidados de higiene e saúde), quanto pelo aspecto educacional, possível graças ao corpo de profissionais qualificados.
O alto padrão alcançado pela E­du­cação Infantil na Capital e a legislação nacional que tornará obrigatória a frequência à pré-escola, ao lon­go dos anos, ocasionou grande pro­cu­ra pelo atendimento, que foi re­forçado nas últimas semanas com a entrega de mais quatro centros mu­nicipais de educação infantil (Cmei).
As unidades educacionais, erguidas para beneficiar diretamente as crianças dos setores Centro-Oeste, Oriente Ville e Goiânia Viva, tem capacidade para até 660 educandos, com idades entre zero e cinco anos e 11 meses. De acordo com dados do Telematrícula da Prefeitura, as vagas criadas devem reduzir em até 76% a demanda reprimida dos bairros.
Durante a solenidade de inauguração do Cmei Mãe Tina e do Centro de Educação Infantil (CEI) Associação da Criança Nossa Senhora das Graças, no último dia 3, o prefeito Paulo Garcia destacou que a entrega de mais um benefício aos goianienses é motivo de muita alegria e que prosseguirá com mais obras nos próximos meses. “Ao todo, serão doze entregues até o final deste semestre”, garante Paulo Garcia.
O gestor municipal lembra que, no período da campanha eleitoral, em 2012, foi feita uma promessa aos eleitores. “Prometi e quero cumprir - até o final do meu mandato -, em 2016, o objetivo de que toda criança nesta faixa etária tenha a oportunidade de estar em sala e as mães de exercerem as atividades profissionais, sabendo que seus filhos estão sob cuidados de forma integral e em um local seguro”, disse o prefeito.
A secretária de Educação de Goiânia, Neyde Aparecida, ressalta que mais do que oferecer vagas, o objetivo do município é educar as crianças de zero a três anos. “Os Cmei não são apenas espaços onde os pais deixam os filhos, são Centros de Educação, onde os pequenos iniciam a vida escolar e a aprendizagem, por isso temos muita preocupação com este setor”, afirmou.
Sejam bem-vindos
Das quatro instituições inauguradas, três já iniciaram os trabalhos pedagógicos. Segundo a diretora do Departamento de Administração Educacional da Secretaria Municipal de Educação, Clarislene Domingos, algumas crianças já estão matriculadas. As demais serão chamadas gradativamente por meio da lista de espera, até o limite das vagas após um período de adaptação. “O principal não é lotar os Cmei, mas sim ter cautela para que a entrada das crianças não cause trauma para elas, pois sabemos que é complicado devido ao afastamento familiar”, explicou Domingos.
“Realmente os primeiros dias são mais difíceis. Temos crianças que ficam doentes de saudades dos pais, mas, depois que melhoram, voltam. Apesar de estamos iniciando a instituição, tentamos manter a tranquilidade e trazer os pais para o nosso lado”, relatou Luciene Aparecida da Silva, diretora do Cmei Mãe Tina, que teve as aulas iniciadas há aproximadamente um mês com 56 crianças e atualmente já atende a 120 educandos.
Nos Cmei e unidades conveniadas de Goiânia, as crianças permanecem pouco mais de dez horas, sempre sob os cuidados de profissionais qualificados. Recebem uniforme, tênis, e a partir de 2015, receberão também materiais para uso pedagógico. Apesar da pouca idade, são orientados quanto aos cuidados em relação à higiene e saúde.
O prefeito Paulo Garcia ressaltou, quando entregava à população os Cmei Oriente Ville e 13 de Maio, o a­ten­dimento de qualidade oferecido pelas instituições da Prefeitura aos pequenos da primeira infância. Para ele, é uma tranquilidade para pais e mães que as crianças sejam “alimentadas com cinco refeições diárias, tenham material didático-pedagógico fornecido pela própria prefeitura” e que ainda sejam orientadas por profissionais de extrema competência.
“Sem os profissionais da educação infantil nós não poderíamos desenvolver nenhum projeto de formação para desenvolvimento dessas crianças, que é uma fase tão importante da vida. Nós todos sabemos que esta etapa é fundamental na formação dos adultos que, em um futuro próximo, ocuparão postos importantes nas diversas cadeias produtivas do estado”, citou o prefeito.
Estrutura
O investimento da Prefeitura de Goiânia na construção e adequação das novas instituições ultrapassa os R$ 2,5 milhões. As unidades que atenderão os Bairros Oriente Ville e Goiânia Viva têm arquitetura pa­drão, sendo que o último possui maior espaço pedagógico, solarium, palco para apresentações, refeitório, sala de leitura e laboratório de informática.
Já as unidades que estão situadas na Região de Campinas tiveram os prédios reformados, ampliados e adaptados para receberem os novos atendidos. Foram promovidas adequações em refeitórios, banheiros, telhado, além de realizadas pinturas e instalações elétricas e hidráulicas. As obras foram custeadas pela Adminis­tração Municipal, sendo executadas pela Companhia de Urba­nização de Goiânia (Comurg) e Secretaria Municipal de Obras (Semob).

Nenhum comentário:

Postar um comentário