PESQUISA

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

MEC participa de mobilização nacional para o combate a focos do mosquito Aedes aegypti

15 de Fevereiro de 2016

Fonte; Nota 10

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, participou no sábado, 13, em Osasco (SP), da mobilização nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti. A ação integra iniciativa coordenada pelo governo federal, que contou com a participação da presidente da República, Dilma Rousseff, outros ministros de estado e autoridades federais em diferentes localidades do país. 

Em todo o Brasil, 220 mil militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, participaram das atividades, realizadas em mais de 350 cidades das 27 unidades federativas. 

Ao lado do prefeito de Osasco, Jorge Lapas, de militares das Forças Armadas e de profissionais de Osasco e do estado de São Paulo, Mercadante visitou uma escola municipal e residências da cidade e orientou a população sobre o combate aos criadouros do mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus zika. 

“A campanha serve para conscientizarmos as pessoas de que todo mundo precisa fazer a sua parte. Não adianta fazer a campanha um dia na rua. A campanha é uma forma de mostrar para a população que cada um tem que fazer a sua parte. Se cada um não cuidar da sua casa, não tem quem cuide”, afirmou o ministro. 

Com caráter educativo, a ação buscou intensificar a conscientização da população para a importância de erradicar os criadouros do mosquito. Durante a atividade, foi distribuído material informativo, com explicações sobre as medidas de prevenção. 

“Na educação, vamos tentar sensibilizar os 60 milhões de estudantes, profissionais da educação e professores, além de comunicar os pais, porque somos a rede mais capilarizada no país. Se fizermos de cada sala de aula um espaço de informação e conscientização, a gente vai ter um exército poderoso, cada um vai falar para seus parentes, seus vizinhos”, afirmou Mercadante. 

No sábado, 550 militares e 18 agentes de saúde participaram da ação. Ao longo da semana, 162 militares e cerca de 80 agentes de saúde visitarão nove bairros. A meta é chegar a 20 mil residências. 

Plano — O dia de mobilização nacional faz parte dos esforços do governo federal previstos no Plano Nacional de Enfrentamento ao Aedes e à Microcefalia, lançado pela presidente Dilma Rousseff em dezembro do ano passado. Ao todo, 19 ministérios e outros órgãos federais estão mobilizados para atuar em conjunto. O enfrentamento do mosquito contará também com a participação dos governos estaduais e administrações municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário