PESQUISA

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Campanha apoia a inclusão da programação no currículo

 20 de Outubro de 2015

Fonte: Nota 10

A 2.ª edição da campanha #EuPossoProgramar, desenvolvida pela Microsoft, chega ao Brasil com o objetivo de incentivar crianças e jovens de 12 a 18 anos a fazerem cursos de programação gratuitos durante a Semana do Código. Entre os dias 19 e 23/10 estarão disponíveis no sitehttp://www.eupossoprogramar.com/  três conteúdos que ensinam a programar de maneira simples e divertida. O objetivo é o de gerar oportunidades de inclusão digital, empregabilidade e empreendedorismo.
O primeiro conteúdo, chamado Hora do Código, utiliza a linguagem de blocos para ensinar a programar por meio de dois cursos – Angry Birds e Ana e Elsa de Frozen; o segundo, Aprendendo a Programar, consiste em vídeo-aulas didáticas que desmitificam a linguagem da programação. Por fim, em Crie seu Jogo para Kinect, os jovens poderão utilizar a linguagem Scratch para criar jogos para Kinect. Todos os cursos oferecem certificado on-line.
A iniciativa faz parte do programa YouthSpark, que desde 2012, já beneficiou mais de 11,6 milhões de jovens no país. Na primeira edição da campanha no ano passado, mais de 600 mil jovens brasileiros se inscreveram e, na América Latina, foram 2 milhões de participantes.
“Aprender a programar estimula o desenvolvimento do raciocínio lógico, a habilidade na resolução de problemas e a criatividade, alavancando inovação e oportunidades de empregabilidade e empreendedorismo. No mercado nacional de TI existem oportunidades de vagas não preenchidas devido à baixa qualidade dos profissionais técnicos. É uma grande oportunidade para os jovens”, afirma Katia Gianone, Diretora de Comunicação e Cidadania.
A Microsoft tem ainda como objetivo fundamental a inclusão da programação nos currículos escolares na América Latina, para que todas as crianças e jovens tenham acesso a essa ferramenta que provou ser crucial no desenvolvimento da produtividade e no incentivo ao empreendedorismo. Uma demonstração disso é o recente anúncio da companhia de dedicar US$ 75 milhões ao desenvolvimento de iniciativas no mundo inteiro, especialmente nos países com menos oportunidades de acesso à educação em tecnologia.

Dados da Organização Internacional do Trabalho apontam que na América Latina 40% da população é jovem. Dessa porcentagem, pelo menos 22 milhões não estudam nem trabalham e a informalidade é o primeiro acesso ao mercado de trabalho. Neste contexto, a Microsoft oferece a oportunidade de capacitação gratuita que amplia as possibilidades no mercado formal de trabalho e no desenvolvimento de negócios próprios baseados na tecnologia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário