Iniciativa vai capacitar educadores para discussões sobre sexualidade e contracepção na rede pública
Fonte: Portal Maxpress
Em Sergipe, 21,35% dos bebês nascidos vivos são filhos de meninas com idade entre 10 e 19 anos, porcentual superior à média do País, que é 19%, segundo o Datasus – 2012. Na tentativa de mudar essa realidade, o Projeto Vale Sonhar, apoiado pela Pfizer e a Bolsa de Valores Socioambientais (BVSA), será lançado oficialmente no Estado no dia 1º de setembro. Fruto de uma parceria com o Instituto Kaplan - Centro de Estudos da Sexualidade Humana, a iniciativa vai oferecer capacitação sobre uma metodologia específica de prevenção de gravidez na adolescência para os coordenadores pedagógicos das 165 escolas públicas de ensino médio que compõe a rede estadual de Ensino de Sergipe. Esses educadores serão multiplicadores dessa metodologia, que de forma lúdica aborda o impacto da gravidez na adolescência no projeto de vida profissional, reprodução e contracepção, Eles irão trabalhar esse conhecimento com adolescentes de 75 municípios.
O objetivo é impactar alunos do 1º ano do ensino médio. Isso porque a gravidez na adolescência está diretamente relacionada à evasão escolar nessa faixa etária. Segundo o levantamento do Movimento Todos pela Educação, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2013, 75% das meninas brasileiras entre 15 e 17 anos abandonam os estudos por causa de uma gestação. Mas as experiências acumuladas pelo Vale Sonhar indicam que informação de qualidade pode fazer uma grande diferença nesse contexto. Em 2004, após a implementação do projeto no Vale do Ribeira, por exemplo, houve uma redução de quase 90% no número de estudantes grávidas na região, até hoje o projeto já beneficiou mais de 700 mil alunos.
Os cursos ministrados aos professores priorizam dinâmicas e jogos como forma de transmitir os conhecimentos. A ideia é que o educador, além de obter informações, possa adquirir ferramentas para trabalhar o conteúdo de forma mais atraente, lúdica e dinâmica com os estudantes. Para isso, cerca de 165 kits pedagógicos serão distribuídos, um para cada escola dos municípios de Sergipe.
Pfizer - Responsabilidade Social
A Pfizer reforça sua missão e seus valores trabalhando para fazer a diferença na vida das pessoas. Por isso, com uma atuação ética e responsável com todos os públicos, estimula ações que transformem socialmente as comunidades onde está presente. Em todo o mundo, a Pfizer mantém parcerias com organizações sociais para apoiar projetos que conscientizem as várias camadas da sociedade sobre aspectos ligados à saúde, desenvolvimento social, educação e respeito ao meio ambiente.
No Brasil, atualmente, além do projeto “Vale Sonhar”, a companhia está envolvida em mais sete projetos sociais: “Expedicionários da Saúde”, “Se Cuida, Zezinho!”, “Humanização Hospitalar”, “Programa de Inclusão Digital Casa dos Velhinhos de Ondina Lobo”, “Museu da Pessoa”, “Projeto Tear” e “Programa Pfizer de Educação Ambiental”. Paralelamente, a corporação promove o “Programa Voluntários Pfizer”, que incentiva funcionários de seus escritórios e fábricas a participarem de programações sociais diversas, dedicando parte de seu tempo e talento em benefício do próximo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário