PESQUISA

domingo, 21 de abril de 2013

Dilma associa sua imagem à doação de ônibus escolar

21/04/2013
A presidente Dilma Rousseff quintuplicou a compra de ônibus escolares em 2012 e entregou um recorde - 9.283 coletivos ao custo de R$ 1,8 bilhão. Em campanha antecipada pela reeleição, Dilma passou a participar da entrega dos veículos, como fez em MG e PE
Dilma dá verba recorde a ônibus escolar e associa a própria imagem ao programa
Debora Bergamasco/Brasília
A presidente Dilma Rousseff quintuplicou a compra de ônibus escolares do Programa Caminho da Escola em 2012, em relação ao ano anterior, entregando um total recorde de 9.283 coletivos ao custo de R$ 1,8 bilhão-apenas fruto de investimentos federais. Pelo impacto imediato que gera na vida das famílias de estudantes, o programa tem forte apelo eleitoral. Em campanha antecipada pela reeleição, Dilma passou a participar pessoalmente da entrega desses transportes para a população e associar sua imagem a um programa que tem sido bem aceito.
Em menos de um mês, ela desembarcou em quatro cidades diferentes, escolhendo para ser generosa especialmente em regiões estratégicas para golpear os alicerces eleitorais de seus prováveis adversários no pleito presidencial de 2014. 0 interesse dos prefeitos em distribuir o benefício tem sido tão grande que as aquisições do primeiro trimestre deste ano seguem com velocímetro acelerado: 1.399 ônibus, que custaram R$ 282,36 milhões bancados pela União, por recursos próprios das cidades e Estados e por financiamento do BNDES.
A entrega dos ônibus pelo País passou a integrar o kit obrigatório que a presidente e seus ministros procuram distribuir nos recentes périplos pelo Brasil veículos escolares, imóveis do Minha Casa, Minha Vida, máquinas retroescavadeiras e motoniveladoras.
Campos e Aécio. No dia 25 de março deste ano, a presidente entregou ônibus em Serra Talhada, Pernambuco, Estado governado por Eduardo Campos, do PSB. Apesar de hoje compor a base aliada federal, não é segredo no Brasil que o governador já começou a articular, nos bastidores, embate com Dilma pelo comando do Planalto no ano que vem.
Mirando o mesmo futuro rival, no dia 2 deste mês, a presidente negou coletivos em Fortaleza (CE)cidade administrada pelo prefeito Roberto Cláudio, e capital do Estado pilotado por Cid Gomes, ambos pessebistas. O Partido dos Trabalhadores atua para agradar aos eleitores hoje comandados pelo PSB e ainda tenta conter o avanço de Campos pelo Nordeste, onde apesar de o PT ter popularidade, perdeu prefeituras importantes no ano passado.
Já na última terça-feira, o alvo foi o ninho do senador tucano Aécio Neves (MG), pré-candidato do PSDB à Presidência. Dilma esteve em Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte, onde fez o governador de Minas, Antonio Anastasia (PSDB), subir em seu palanque e ouvir críticas sobre gestões passadas, época em que, conforme ela discursou, "o País crescia, mas o povo não crescia junto".
Números. Em 2010, ano em que Dilma foi eleita, seu antecessor e padrinho político Luiz Inácio Lula da Silva desembolsou R$ 806,88 milhões para distribuir 4.363 ônibus pelo País, mais que o dobro do valor investido por ele mesmo no ano anterior.
Além das verbas federais, se forem somados as aquisições de ônibus utilizando recursos próprios de Estados e municípios e empréstimos concedidos pelo BNDES, os números também aumentam em progressão aritmética. Em 2009, foram entregues 3.475 ônibus. No ano seguinte, da disputa eleitoral, os municípios receberam 6.225 veículos escolares.
No primeiro ano de mandato da presidente Dilma, o Caminho da Escola concedeu 2.247 veículos- uma queda vertiginosa em relação ao turbinado ano eleitoral de 2010. Em 2012, ano de eleições municipais, o programa volta a ganhar fôlego: foram distribuídos 11.551 ônibus.
Sem viés político. O Ministério da Educação informou, por intermédio da assessoria de imprensa, que a aquisição dos veículos "não depende de partidos ou de questões eleitorais, até porque quem faz o pedido dos veículos são as próprias prefeituras, com base nos dados do censo escolar". O MEC acrescenta que o critério para definir a quantidade de meios de transporte a serem adquiridos no Programa Caminho da Escola é o número de alunos matriculados nas escolas de educação básica da zona rural que utilizam transporte escolar.





21/04/2013
Estado 'reforma' veículos e tira propaganda do PT
Doar ônibus novo em folha para transportar estudantes carentes rumo à escola faz tanto sucesso com 0 eleitorado que tem governador brigando com 0 governo federal pela paternidade do programa. Foi 0 que aconteceu na semana passada em Mato ; Grosso do Sul, onde PT e PMDB são adversários políticos.
A presidente Dilma Rousseff enviou este ano para o Estado J 300 ônibus escolares decorados com adesivos de propagandas da gestão petista e do programa Caminho da Escola.
Mas quando chegaram as yaragens da equipe do governador André Puccinelli (PMDB), os veículos foram descaracterizados e ganharam publicidade da administração estadual com a frase "doado pelo governo do Estado Mato Grosso do SuL".
Quando os coletivos começaram a circular pelas cidades sul: mato-grossenses como outdoors ambulantes do peemedebista, a novidade chegou logo ao Ministério da Educação, que exigiu a volta do "design originar dos veículos escolares.
O governador Puccinelli reconheceu, em nota, que "algumas unidades foram "adesivadas" de forma errada".
0 texto afirma que o erro foi corrigido por conta da empresa responsável, sem prejuízo para os cofres públicos.
Segundo a assessoria de imprensa do governador peemedebista, o episódio virou "tempestade em copo d’água". Puccinelli explica que o governo federal doou os ônibus “a título de pagamento (ressarcimento) ao governo do Estado" pela construção da ponte.de concreto sobre o Rio Paraguai na BR-262.
Ou seja, o governo estadual argumenta que "foi uma compensação por obras federais realizadas com recursos do Estado" e que, "portanto, os ônibus pertencem ao governo do Estado de Mato Grosso do Sul". /



 
21/04/2013
Ônibus muda vida de estudantes
Alunos driblam dificuldades para chegar à escola
Aline Reskalla ESPECIAL PARA O ESTADO
O estudante Ryan Rodrigues Cunha, 12 anos, já perdeu a conta das vezes em que precisou ir à escola de bicicleta, passando por uma perigosa rodovia, ou teve de ficar em casa porque a van do transporte escolar não passou. "É muito perigoso", disse. Ele mora num bairro afastado do município de Alpercata, região mineira do Vale do Aço, e depende do serviço público para se deslocar até a escola, que fica no centro da cidade de 7 mil habitantes.
"As vans são muito velhas e na maioria das vezes, eu vou em pe porque ficam cheias", contou ao Estado o filho da auxiliar de serviços gerais Alba Márcia Rodrigues, 33 anos. Segundo Alba mesmo precário, é graças ao transporte público que o filho estuda. Ela acredita que a chegada de dois novos veículos - um micro-ônibus e um ônibus - anunciada pela presidente Dilma Rousseff na semana passada vai melhorar o serviço.
Inquieto, o prefeito Valmir Faria (PSD) disse que não entende porque o "presente" ainda não chegou ao município. Mesmo assim, ele está animado porque a prefeitura vai economizar cerca de R$ 12 mil por mês. "Vamos dispensar cinco Kombis que são terceirizadas", explica ele.
Na Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima, onde Ryan estuda, 254 dos 592 alunos dependem do transporte escolar, afirma o funcionário da secretaria Antônio Eustáquio de Oliveira.
Além de Alpercata, 12 cidades mineiras foram contempladas com novos veículos para o transporte escolar. A presidente Dilma Rousseff entregou simbolicamente os ônibus aos 13 prefeitos na terça-feira, em Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte.
Caparaó, localizada na Zona da Mata Mineira, tem pouco mais de 5 mil habitantes e também depende do serviço de transporte escolar para que as crianças e adolescentes carentes possam estudar, especialmente os moradores do campo. A cidade ganhou um ônibus escolar do governo federal, mas o prefeito Cristiano Ferreira da Costa (PSDB) acha pouco. "Chegou em boa hora, mas um ônibus só não resolve, precisamos de muito mais", reivindica o tucano. O prefeito afirma que atualmente dispõe de apenas três veículos para o transporte escolar do município. "Nós passamos muito aperto para atender todo mundo."


Nenhum comentário:

Postar um comentário