Projeto começa com 50 títulos de filmes e livros Fonte: O Globo (RJ)
19 de abril de 2013
Uma viagem das páginas para a tela - e vice-versa. É o passeio que Alunos de 4 a 14 anos, do Ensino fundamental, poderão fazer a partir deste mês em nove Escolas estaduais e municipais das zonas Norte e Oeste, graças ao projeto Cine Literário. Com a iniciativa, os estudantes poderão assistir a uma série de filmes brasileiros baseados em livros e ler essas obras. É o caso, por exemplo, de "A hora da estrela" (dirigido por Suzana Amaral), feito a partir da história homônima de Clarice Lispector; "Lavoura arcaica" (Luiz Fernando Carvalho), adaptado da obra de Raduan Nassar; e "Desenrola" (de Rosana Svartman), inspirado no texto de Juliana Lins.
Cada Escola receberá uma "midioteca", composta por uma TV LCD 3D de 47 polegadas, um aparelho de blu-ray e 50 filmes, além de exemplares dos livros que lhes deram origem. O projeto, do Ponto Cine - primeira sala popular de cinema digital do Brasil, em Guadalupe -, será inaugurado entre os dias 19 e 30. As Escolas receberão duas cópias de cada um dos 50 filmes e dos 50 livros (ou seja, no total serão 200 unidades para os acervos).
- O objetivo é estimular nos Alunos a leitura por intermédio do cinema e aumentar o acesso ao cinema pela leitura. É um projeto que casa livros e filmes - diz Adailton Medeiros, criador do Ponto Cine.
Debates em maio
Dez DVDs de debates com escritores, diretores, produtores e atores dos filmes, todos gravados no Ponto Cine, serão produzidos durante a Mostra Cine Literário, em maio.
- Queremos que o cinema entre no universo dos Alunos e que eles sejam multiplicadores. O acervo deverá atender toda a comunidade Escolar. Os livros e filmes também deverão ser utilizados por Professores e pais. Essa é uma forma de quebrar o muro da Escola - observa Medeiros.
Para receber o acervo em suas unidades, Alunos e Professores se prepararam nas oficinas de exibição e de montagem de sua "midioteca". Entre as atividades foram feitas visitas à Biblioteca Nacional, ao Cinema Odeon e ao Centro Técnico Audiovisual.
A Professora da Escola Municipal Dom João VI, em Higienópolis, diz que o projeto deixa a literatura e o cinema ao alcance de Alunos e Professores:
- A indústria cinematográfica brasileira tem muita coisa que deve ser valorizada. O projeto faz com que o Aluno tenha acesso ao cinema nacional.
O projeto prevê 32 "midiotecas", 26 no Rio e seis em Florianópolis, Recife e Brasília, duas em cada cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário